MANUTENÇÃO EM ESQUADRIAS DE ALUMINIO

Manutenção das esquadrias de alumínio: quando fazer?


Muitas pessoas ficam preocupadas quando a encomenda não chega no prazo estipulado. Outras tantas ficam apreensivas quando vão buscar uma pessoa no aeroporto e ela não chega no voo ou na hora prevista. Estamos sempre atentos aos prazos e períodos em que as coisas acontecem, então, por que não prestar atenção nas suas esquadrias? Fazer a manutenção das esquadrias de alumínio é essencial para manter a sua qualidade e segurança. Se tratando de um aspecto de proteção, fique atento ao prazo de troca e aos sinais de defeito ou problemas aparentes. No artigo de hoje, nós da Art Esquadrias trás mais sobre o assunto e a importância de fazer a manutenção!

Quando fazer a manutenção das esquadrias de alumínio?


De uma forma geral, as esquadrias de alumínio são itens caros e essenciais de qualquer obra. Elas ajudam a finalizar e dão segurança a todos que moram ou trabalham no local. Geralmente, elas são bem duráveis, mas, assim como tudo na vida, é preciso ficar alerta às famosas patologias e passar por manutenções periodicamente. 

O período da manutenção das esquadrias de alumínio depende do defeito que ela apresenta. O ideal é sempre adotar ações corretivas. Por outro lado, existem situações em que a patologia não tem solução. 

O ideal com a manutenção preventiva é justamente evitar falhas no desempenho e, consequentemente, a troca. Existem intervalos de tempo, estabelecidos em manuais técnicos para fazer esse tipo de manutenção das esquadrias de alumínio. É durante essa revisão periódica, que são detectados problemas relacionados ao funcionamento, estanqueidade e desempenho. Esses podem afetar além da estética do edifício, a segurança e experiência dos usuários. Além disso, durante essas revisões é possível resolver os problemas a custos bem menores.


Principais patologias causadas pela falta de manutenção das esquadrias de alumínio


Em primeiro lugar, precisamos ter atenção por causa dos fatores externos como as intempéries. A instalação inadequada do contramarco, por exemplo, pode causar infiltração da água da chuva gerando mofo nas paredes. 

O mesmo pode acontecer por causa da interface do contramarco com a alvenaria. Nesse caso, temos que identificar de onde vem o vazamento: da esquadria ou da instalação? Depois disso, podemos pensar nas soluções. Essas vão desde a retirada da janela para uma nova intervenção na vedação do contramarco, até a troca.

Outros problemas comuns acontecem quando uma das etapas da esquadria não tem vedação perfeita. As esquadrias devem ter cortes de ângulos (45º ou 90º) perfeitos para se encaixarem evitando frestas. Quando executadas de forma adequada, elas evitam movimentações e deslocamentos não deixando a água passar para o ambiente. 

Inexistência de drenos nos trilhos também podem acontecer, mas podem ser corrigidos. Guarnições mal inseridas que não fazem a vedação eficiente também facilitam a entrada da água da chuva, com a força do vento.

Os caixilhos não estão livres de problemas. Eles podem ter danos irreparáveis, como o amassamento dos perfis de alumínio e defeitos no tratamento de superfície (pintura e anodização). 


Deixe a Art Esquadrias cuidar das suas esquadrias!


Depois de ler mais sobre a importância da manutenção das esquadrias de alumínio, você precisa contar com uma empresa experiente e que garanta a qualidade da sua obra. 

Nossa empresa te ajuda a escolher a melhor solução para seu projeto e oferece as melhores soluções em consultoria, manutenção de esquadrias, retrofit fachadas e muito mais.

Atuamos em todo território nacional. Entre em contato com os nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas!



Solicitar orçamento
Share by: